Uma canção com titulo “Lhomuluene” se tornou um fenômeno nas redes sociais há alguns meses e alegrou muitas pessoas. Vários artistas fizeram versões diferentes da música, usando a voz de uma mulher anônima que canta. Diante do enorme sucesso, surgiu uma pergunta: a quem pertence a música?
Dessa forma, a Musicas.co.MZ localizou o produtor Young Son Beatz, identificado como o jovem produtor da música, que contou como ocorreu o processo de criação do instrumental e disse que a letra e a melodia pertenciam a uma igreja, cujo nome não é mencionado.
A música “Lhomuluene” gerou dúvidas sobre quem era o seu autor e a Musicas.co.MZ resolveu pesquisar mais depois de ver um vídeo de um culto da Igreja Zione com a música de fundo que despertou o interesse da equipe editorial. A partir daí, a Musicas.co.MZ entrou em contato com vários membros da Igreja Zione que confirmaram que a música “Lhomuluene” era de sua comunidade religiosa, destacando-se Mônica Massinga, 60 anos, fiel desde os 20 anos e moradora do distrito de Manhiça, província de Maputo. Mônica contou que se juntou à Igreja Zione quando a música já existia e que ela foi modificada ao longo do tempo até chegar à letra atual e que ela fica feliz que os artistas a divulguem, mas que o único problema é que eles não reconhecem a sua igreja como a criadora, pois ela é vista como inferior em relação a outras igrejas do país. A fiel disse também que Maziones não fez a música “Lhomuluene” para ganhar dinheiro, por isso não se importa que os artistas lucrem com ela, mas apenas querem que eles admitam a autoria ou deem os créditos devidos.
A Musicas.co.MZ foi até a Matola, no bairro de Khongolote, onde visitou uma igreja de Sião, presenciou um culto com a música “Lhomuluene” e conversou com um dos representantes da mesma comunidade, Xavier Julio Nayene. Ele confirmou que “Lhomuluene” é uma música antiga e pertencente à Igreja Zione e explicou um pouco sobre o seu significado, dizendo que ela é cantada como um convite à libertação espiritual.
Muitos internautas e fiéis confirmaram nas redes sociais que a música “Lhomuluene” é da Igreja Zione, o que nos faz pensar que isso é sabido por todos, mas não é divulgado em grande escala porque essa comunidade religiosa é discriminada ou menosprezada.