Entretenimento Eventos Música

William Araújo apresentou seus dois álbuns no festival MIL em Lisboa

William Araújo foi um dos artistas que se apresentou no festival MIL (Music Industry Lisbon), que aconteceu em Lisboa de 27 a 29 de setembro.

O multifacetado Guilherme Araújo, que faz as suas próprias composições, instrumentos e produções, foi um dos destaques dos vários shows que “tomaram” Lisboa durante o festival itinerante. A sua participação em mais de 70 músicas de artistas como Grace Évora, Johnny Ramos, Nelson Freitas, Sara Tavares e muitos outros faz com que a sua música não se limite a nenhum estilo ou identidade específica.

No palco B.Leza, William nos apresentou músicas dos álbuns VERMELHO Isso é Verão Verde (VV), publicado este ano. Apesar de ter um público menor do que estava acostumado, o artista sabia fazer festa. Os presentes dançaram numa paisagem cultural humana que incluía, entre outros locais, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Espanha e Estados Unidos.

Nós fizemos uma seleção de músicas que foi um desafio, pois sabíamos que não podíamos tocar só Afrohouse, já que não havia ninguém [nos assistindo]. Então eu procurei balancear as canções VERMELHO É de Verão verde.

William mostrou em primeira mão uma canção nova, que vai sair em breve, com influência de Kompá – um estilo musical originário do Haiti, também chamado de kompá, kompás, compás direct ou kompá dirèk.

O artista também adiantou que tem mais novidades a caminho. Parece que depois de lançar alguns singles ele vai trazer um álbum novo como compositor, cantor e produtor.

A Musicas.co.MZ participou da MIL e moderou uma conversa com jornalistas portugueses sobre o tema “Que futuro para o jornalismo e a crítica cultural?”; dialogou sobre um futuro mais sustentável e justo para a indústria musical; viu vários espetáculos e claro curtiu um drink no fim da tarde com a bela Lisboa ao fundo.

O festival e conferência apresentou as novas tendências da música pop atual, com destaque para as produções musicais dos países de língua portuguesa. Foram cerca de 50 apresentações em lugares emblemáticos do Cais do Sodré, como Musicbox, Roterdão, Estúdio Time Out, Lounge, Titanic Sur Mer, B.Leza e Lisa.